Os mitos e as histórias fazem parte da Cultura de um povo, contribuindo, em certa medida, na formação da identidade dessa Sociedade. Falar de Santo Antão sem falar das suas histórias e mitos é impensável. A ilha contém uma imensa riqueza de histórias guardadas e contadas pelos nossos avós e por pessoas sábias mas que, com o passar dos anos, se têm vindo a perder da memória coletiva do Povo.
Este novo projeto “NÔS IDENTIDADE” irá retratar de forma original e criativa a história de todas as ilhas do arquipélago através de frases, desenhos e simbologias que serão disponibilizados num pacote, t-shirt + folheto digital + saco ecológico.
O conceito da marca Sintonton Séb teve como origem "retratar o que há de melhor em Santo Antão" tendo nesta nova fase, valorizar e preservar o legado histórico de Cabo Verde.
Nota: A presente T-shirt sobre Santo Antão está sujeita a novas edições, sendo impossível contar toda a história da ilha numa única simbologia.
Embarcação de grande porte responsável pelo transporte de mercadorias, tendo naufragado em 1919 no recife da “Vila Maria Pia” atualmente conhecida por Cidade da Ponta do Sol. Conforme notícias dos jornais da época, o vapor “Maria Roussos” vinha de Montevideu e tinha Gibraltar como destino. A embarcação carregava 6.000 toneladas de milho. Este evento trágico acabou, no entanto, por beneficiar os habitantes de Santo Antão e do Mindelo, pois o carregamento serviu para amenizar a fome que mordia na época, no País.
O Aeródromo Agostinho Neto localiza-se na Ilha de Santo Antão, no extremo da cidade da Ponta do Sol com 598mx30m. O nome do aeródromo homenageia o antigo Presidente de Angola que, no início dos anos 60 do século XX, viveu durante algum tempo em Ponta do Sol. Desempenhava a importante missão de ligação aérea entre as ilhas de Cabo Verde onde operava a aeronave De Havillland Canada DH-6 Twin Otter, batizada pelo povo de “Djô Canela” (por ter trens de aterragem rígidos, não retrácteis). O aeródromo encontra-se atualmente desativado.
A edição espanhola da revista National Geographic elegeu a pequena aldeia de Fontainhas, na ilha de Santo Antão, como o segundo lugar com a melhor vista no mundo, numa lista onde figuram as 10 paisagens mais deslumbrantes do Planeta.
Estrutura hidráulica construída em 1956 em Santo Antão no concelho da Ribeira Grande. O aqueduto foi edificado em alvenaria de pedra e argamassa, erguendo-se num arco abatido de volta perfeita que, por sua vez, é encimado com molduras também em forma de arco romano. Alberga na parte superior uma levada que transporta a água de um lado para o outro para irrigação agrícola nas imediações das localidades Boca de Ambas Ribeiras e Boca de Coruja.
Roberto Duarte Silva (Ribeira Grande, Ilha de Santo Antão, 1837 — Paris, 1889) foi um notável químico cabo-verdiano, tendo-se distinguido no ramo da Química Orgânica. Viveu em Lisboa, Macau, Hong Kong e por fim Paris. A casa onde nasceu em Ribeira Grande (hoje em ruínas) tem uma placa alusiva a esse fato bem como a Escola Primária da Ribeira Grande. Em Portugal, na cidade de Lisboa, há uma rua com o seu nome.
A maior e melhor obra de engenharia de comunicação terrestre jamais realizada em Cabo Verde, dado o real contexto da época da sua construção (1958). Um percurso de uma beleza estonteante para quem a visita e que guarda ao longo dos anos histórias incríveis da sua gente de fibra e coragem que deram a própria vida para a sua construção com picaretas, enxadas e explosivos, em nome do progresso da ilha.
É o clube mais antigo de Santo Antão. Trata-se de uma associação desportiva, recreativa e cultural fundada em 1924 na cidade da Ribeira Grande, oficializado em 26 de Abril de 1930. Vai a caminho dos seus 100 anos de história recheada de vitórias, superação e resiliência ao longo dos tempos.
Sinagoga nome típico judeu, lugar na altura escolhido para o culto dos judeus que residiam na ilha. Provavelmente tratava-se de uma pequena povoação que ficava a escassos metros do mar. Em 1947, após a construção do Centro de recolhimento dos Leprosos, a zona recebeu o nome de Gafaria. As pequenas casas que aí existiam foram transferidas para a zona de Ribeira de Joaquim. Atualmente o espaço encontra-se em ruínas.
Manuel de Novas nascido (Penha de França, ilha de Santo Antão, 1938 - Mindelo, 2009) foi um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos. Considerado um dos mais importantes trovadores de Cabo Verde, compositor preferido da Diva Cesária Évora, Ildo Lobo, Bana, entre outros. Tinha uma postura crítica na sociedade e escrevia as suas composições em crioulo cabo-verdiano.
Cova é uma cratera vulcânica muito fértil devido à infiltração da água das chuvas que alimenta as nascentes de água doce que aí existem. Do rochedo que separa Cova do interior do vale, foi possível construir um caminho vicinal em forma de hélice. Este caminho, teve outrora uma relevância muito grande na ligação Paul - Porto Novo, pois contribuiu muito para a dinamização da economia local. Ao longo do percurso muitas eram as peripécias vividas pelos viajantes que transportavam as mercadorias. Muitos tinham medo de fazer o percurso sozinhos por causa dos fantasmas que infestavam o caminho sob a forma de “cachorronas, capotonas e maçons”.
Paul era o maior produtor de café em Santo Antão, nomeadamente nas zonas de Fajã de Janela, Cabo de Ribeira e Santa Isabel. No passado, a produção era abundante e a colheita feita por mulheres que cantavam para animar o seu dia. Depois de bem seco, retirava-se a casca usando pilões, sendo comercializado de seguida.
A história deste trapiche está envolta num grande mistério, pois custa entender como na época foi colocado no quintal do Sr. Ildo Benrós numa só noite por se tratar de um engenho extremamente pesado. Supõe-se que o trapiche tenha cerca de quatrocentos anos e foi contrabandeado para ali para não pagar impostos. Na época acreditava-se ser obra de maçonaria, de “forças sobrenaturais” que o tinham colocado no lugar onde permanece até hoje.
O farol “Fontes Pereira de Melo”, também conhecido por Farol de Boi foi construído em 1886, por despacho do Rei D. Luís I de Portugal. É uma torre branca octogonal em alvenaria rebocada, com lanterna, galeria e 16 metros de altura. Em anexo existe um edifício térreo usado antigamente pelos faroleiros. Na sua proximidade encontra-se o Ilhéu do Boi que impulsionou a sua construção, daí o mesmo nome.
Localizada no sítio de Penedo de Janela, possui inscrições que resultam de mão humana. Existem dúvidas se são caracteres rúnicos, berberes ou deixados pelos primeiros navegadores portugueses. Há quem diga também serem caracteres de uma língua chinesa antiga deixados por navegantes chineses 35 anos antes da chegada dos portugueses.
Antigamente, as condições financeiras, de saúde e de higiene eram escassas, pelo que os recém-nascidos eram vulneráveis a qualquer doença infeciosa que se manifestava no arco de mais ou menos sete dias e, com isso, algumas crianças acabavam por morrer, surgindo assim o mito de terem sido vítimas de um ato de bruxaria. Daí surgiu a festa do sétimo dia “guarda-cabeça” onde se realizavam rituais de canto como o “ná ô minino ná” e banhos de ervas como forma de afugentar as bruxas.
São João Baptista é uma das mais populares festas de romaria de Cabo Verde e da ilha de Santo Antão que se realiza na cidade do Porto Novo com a peregrinação à localidade de Ribeira das Patas onde o sagrado e o profano se misturam. O som dos tambores, apitos e vozes convidam à dança (kola son jon) que é uma prática expressiva e performativa que se alia à componente religiosa da festa.
Grupo teatral com forte expressão no país e na comunidade internacional, fundado em 25 de março de 1984 com o objetivo de salvaguardar a cultura da ilha de Santo Antão, em particular, e de Cabo Verde, em geral. Sete obras audiovisuais e mais de 40 peças em 38 anos de história, retratando as tradições e vivências socioculturais de Santo Antão.
O fabrico do grogue era proibido em Cabo Verde, nos anos 40-50. Em Santo Antão a agricultura é preponderante sobretudo a produção da cana-de-açúcar. Apesar de ser proibido, os grandes produtores produziam-no às escondidas sendo transportado em seguida para outras ilhas de forma ilegal, correndo sérios riscos de sansões pelo regime existente na época. Este fenómeno acontecia um pouco por toda a ilha.
Em 25 de novembro de 1947 naufragava em Praia Formosa, concelho do Porto Novo, o navio John S. Schmeltzer. O barco seguia da Argentina para a Suécia (Gotemburgo) carregado de milho e sêmola. Este evento trágico e inesperado contribuiu, no entanto, para reduzir a mortalidade que se fazia sentir então na ilha por causa da fome de 1947, provocando autênticas romarias de todos os cantos da ilha em direção à Praia Formosa para escapar à fome que grassava por todo o Arquipélago na época.
Na noite de 27 para 28 de setembro de 1941 teve lugar uma das maiores batalhas navais da Segunda Guerra Mundial ocorrida nos mares de Cabo Verde. Nessa noite, um submarino britânico (o "Clyde", comandado pelo Tenente D.C. Ingram) enfrentou, sozinho, 3 submarinos alemães na baía de Tarrafal de Monte Trigo, em Santo Antão: o U-67, o U-68 e o U-111, comandados, respetivamente, por G.M. Stockheim, K.F. Merten e W.K. Kleinschmidt. As gentes mais antigas de Tarrafal ainda se lembram do rebombar de torpedos a explodirem nas águas normalmente calmas da baía! Nenhum dos submarinos foi afundado nessa batalha; apenas o U-67 sofreu alguns danos.
O Topo de Coroa, com 1979 metros de altitude, é o ponto mais elevado da ilha de Santo Antão. Tem origem vulcânica e fica situado a 20 km a oeste de Porto Novo e a menos de 4 km a leste de Monte Trigo. Topo de Coroa é um cone jovem que se desenvolveu no interior de uma cratera. Apresenta na sua fachada oeste, encostas muito inclinadas e nas fachadas sul e leste um vasto planalto.
O mais setentrional da ilha de Santo Antão construído na época colonial quando Cabo Verde era considerado um ponto estratégico e de referência para a orientação marítima. A partir do Farol Ponta Mangrade traçava-se a rota para os EUA e o mesmo servia também de alerta para os perigos de recifes existentes na zona. Pouco se sabe sobre o ano da sua construção, mas quem visita o local sente um grande mistério à sua volta com inúmeras histórias que se foram perdendo ao longo dos anos.